top of page
Buscar
  • Foto do escritorFrancini Wahlbrink

Chatbot: Como um robô pode ser útil para sua empresa

Em um mundo cada vez mais tecnológico, o consumidor espera ser atendido com eficiência e rapidez. Portanto, é fundamental resolver as dúvidas e os problemas dos clientes para garantir sua lealdade.

Chatbot: Como um robô pode ser útil para sua empresa

Diante desse cenário, o homem vê na tecnologia uma oportunidade de otimizar e solucionar suas demandas. Por isso, os chatbots são um grande exemplo de como um desenvolvimento de software pode ser eficaz.


Mas, será que sua empresa precisa mesmo de um chatbot? Tire suas próprias conclusões ao longo do artigo.


Chatbot: como um robô pode ser útil para sua empresa


Antes de adentramos no assunto principal, vale ressaltar que o chatbot pode ser usado em quase todos os aplicativos populares de mensagens, como WhatsApp, por exemplo.


Inclusive, os robôs podem ter personalidades distintas, que combinem com sua marca e/ou produto, por isso é tão importante desenvolver o software sob medida. Portanto, sua empresa pode desenvolver uma linguagem única.


Chatbots para tarefas especializadas


Os chatbots podem realizar várias tarefas do dia a dia de forma muito mais rápida e eficaz. Como por exemplo:


- Verificar o clima;

- Pedir um táxi;

- Entre outras funções.


Mas, esse é só o começo.


O desenvolvimento do software permite ações muito mais amplas e específicas, que se adequam a necessidades da sua empresa.


Em outras palavras: o chatbot pode automatizar tarefas como gerenciamento e pedido de inventário. Imagine só o tempo economizado.


Chatbots reduzem os custos operacionais


Segundo a IBM, são feitas cerca de 265 bilhões de solicitações ao suporte ao cliente, todos os anos. Por sorte, esses custos podem ser reduzidos com o auxílio do chatbot.


De acordo com a Revista Chatbots, as empresas podem reduzir os custos de atendimento ao cliente em até 30%, apenas implementando a nova tecnologia.


Além disso, o chatbot oferece suporte e soluciona dúvidas frequentes dos usuários. Sendo assim, os outros agentes de atendimento podem lidar com questões complexas.


Chatbots são ótimos aliados do Marketing


Se sua empresa aplicar no desenvolvimento do software conceitos de Marketing, será possível fechar vendas através do chatbot. Por exemplo:


Notificações relevantes: os chatbots identificam facilmente o comportamento do cliente. Por isso, tratam de enviar notificações apropriadas para cada perfil de usuário;


Alcance: os chatbots podem contemplar uma variedade de perspectivas e, ainda, responder diversos usuários ao mesmo tempo, sem perder a eficiência e a rapidez do processo;


Maior valor à marca: os chatbots podem ser programados para obter feedback dos clientes. Dessa forma, os dados podem ser analisados e implementados na sua estratégia de Marketing;


Relação com o cliente: os chatbots são ótimos em compilar inúmeras informações. Portanto, através dos históricos de compra, eles podem sugerir conselhos personalizados a cada usuário.


Chatbots apresentam novos produtos e serviços


Um cliente pode simplesmente descobrir algo de que precisa sem sequer saber. Como? Basta utilizar os chatbots para apresentar um novo produto e/ou serviço.


As notificações são enviadas para o público apropriado, com base nos seus interesses. Dessa forma, os clientes certamente se sentirão mais valorizados do que incomodados com a abordagem.


Gostou do conteúdo? Então, acesse nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!

70 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page