top of page
  • Everton

O que é NFC e como usá-la no meu dia a dia?

Atualizado: 10 de mai. de 2023

NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio, presente em diversos smartphones. Para operar ela requer aproximação de dois dispositivos, onde um deles será o emissor e um o receptor do sinal. Ao menos um deles deverá estar energizado, ou seja, contar com uma bateria. No celular, esta tecnologia permita enviar e receber dados.


NFC significa Near Field Communication, que em tradução livre quer dizer comunicação de campo próximo. O NFC é considerado uma versão mais sofisticada do RFID, que é uma tecnologia utilizada em crachás e chaves de hotel.


Entre as vantagens do NFC esta o fato de que apenas um dos dispositivos precisa de energia, podendo energizar o outro. Além disso, ele é considerado seguro por operar apenas a curtas distâncias (10cm ou menos) e não requer pareamento.


Os dispositivos NFC podem ser de dois tipos: Ativo ou Passivo, onde o ativo possui fonte de energia própria e pode enviar e receber informações além de energizar o passivo, que apenas recebe informações. Entre os ativos estão máquinas de cartão e celulares por exemplo, e entre os passivos estão cartões de crédito e debito, ou transporte como o bilhete único.


A tecnologia NFC esta presente no nosso dia a dia, e podemos ir além. Existem apps, como o NFC Tools, que nos permitem ordenar e automatizar tarefas. Para tal é necessário verificar se seu celular possui a tecnologia NFC e adquirir as tags que você utilizará para configurar.


Uma vez que você adquira as tags e aproximar seu celular das mesmas, você poderá executar as tarefas ou edita-las. Alguns exemplos de tarefas que você pode automatizar: mudar o brilho do celular, aumentar ou diminuir o volume, ligar ou desligar alarmes, ativar ou desativar wifi, iniciar ou parar algum trajeto através do google maps, waze etc. Se usar a criatividade, você pode poupar muito tempo e energia utilizando as tags no seu dia a dia.


Geralmente as tags são adesivadas o que permite acopla-las em lugares estratégicos.


Segue abaixo o link de um vídeo que explica detalhadamente como automatizar tarefas através das tags e dá exemplos de como usa-las no dia a dia. https://www.youtube.com/watch?v=f9bQ1lTjQh4


41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page