top of page
Buscar
  • Foto do escritorFrancini Wahlbrink

Gestão de Conhecimento Corporativo: Quais suas vantagens

Atualizado: 11 de fev. de 2020

O conhecimento sempre foi um grande propulsor da evolução. Informações e dados sempre existiram nas empresas, porém esse conhecimento nunca foi compreendido como capital intelectual ativo das instituições.

gestão de conhecimento corporativa nas empresas

Mas isso está mudando. A gestão do conhecimento corporativo tem se tornado uma vantagem competitiva entre as empresas de todos os nichos de mercado e de todos os portes.


Entretanto, para introduzir o conceito da gestão do conhecimento nas empresas, é fundamental uma mudança de mindset, para que os gestores criem ambientes favoráveis para a formação de uma rede de compartilhamento.


O que é gestão do conhecimento?


É um conjunto de metodologias e estratégias que tem o objetivo de gerenciar o conhecimento humano disponível em sua instituição e transformá-lo em vantagem competitiva.


O conceito base é que o conhecimento está na mente de seus colaboradores, porém pertence à empresa. Sendo assim, são criados mecanismos de troca e propagação de conhecimento dentro da instituição.


O conhecimento obtido nesse processo deve ser formalizado, estocado e aproveitado em oportunidade adequada, com objetivo de melhorar os processos internos na empresa.


Como funciona a gestão de conhecimento?


A primeira etapa para implantação da gestão de conhecimento em uma empresa é fazer um levantamento do capital intelectual existente.


Isso significa que é preciso identificar os conhecimentos que os colaboradores já possuem e que são fundamentais para a empresa.


Em seguida, é preciso transformar esse conhecimento em processos para que, ao longo do tempo, a empresa dependa cada vez menos das competências individuais de cada funcionário.


Esse processo também é importante para identificar as habilidades e competências necessárias à empresa que precisam ser desenvolvidas.


Vantagens da gestão de conhecimento corporativo


Existem inúmeras vantagens em aplicar a gestão de conhecimento em uma empresa, vamos conhecer os principais benefícios:


• Construção de uma base de informações e conhecimentos compartilhados por todos os colaboradores da empresa;


• Organização e centralização das informações importantes para a gestão estratégica da instituição;


• Redução do tempo de resposta para clientes e parceiros, e aumento da qualidade dos serviços prestados;


• Redução de problemas causados pela comunicação ineficiente ou desatualizada;


• Maior fluidez nas operações;


• Maior eficiência nos processos internos;


• Padronização de processos internos.


Como implementar a gestão de conhecimento?


Hoje, já existem diversas ferramentas que auxiliam no processo de implantação da gestão do conhecimento em uma empresa.


Elas ajudam a transformar o conhecimento tácito, aquele que está na mente do colaborador, em explícito, algo que pode ser visualizado e analisado por todas as pessoas.


Contar com a tecnologia é essencial para tornar esse processo mais simples e dinâmico. Existem diferentes soluções no mercado que podem ajudar a sua empresa.


Podem ser criados softwares específicos para essa finalidade ou, então, realizar uma otimização no software utilizado para adequar a essa necessidade, por exemplo.


A ferramenta escolhida precisa ser capaz de transformar dados em informações consistentes e ainda facilitar a interpretação para torná-los base para tomada de decisões.

A transparência é um fator essencial para a gestão de conhecimento. É importante que todas as informações possam fluir por todos os setores. E para isso, é fundamental que haja o conceito de compartilhamento na instituição.


Agora, você já sabe o que é e quais são as vantagens da gestão de conhecimento em uma empresa.


Se você está em buscando formas de tornar o seu negócio mais eficiente e melhorar os processos internos, leia também o artigo BPM: o que é, como implantar e seus benefícios.

460 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page