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  • Gabriel Pretto

BPM: o que é, como implantar e seus benefícios

Atualizado: Fev 11

O Business Process Management (BPM), em português: Gerenciamento de Processos de Negócio. uma maneira de administrar que visa alcançar o melhor desempenho possível.


Reduzir custos e manter seus produtos com a máxima qualidade é um dos objetivos da ferramenta de BPM. Ela apresenta muitas vantagens, quem é especialista nessa área está sendo muito buscado no mercado de trabalho.

Fica com a gente aqui pra entender mais sobre a BPM.


O que é BPM?


É o conjunto de práticas que buscam a melhoria contínua dos processos de uma empresa. Seguindo a necessidade do cliente, o objetivo é a organização das expectativas e necessidades do mesmo. Com a gestão dos processos é possível analisar, definir, executar, monitorar e gerenciar os processos com mais eficácia.


As pessoas que participam desse processo de BPM também são beneficiadas, elas têm seu trabalho facilitado. Cada indivíduo no processo pode enxergar como foi o caminho feito até a sua atividade e o satus em que ela se encontra.


Um dos diferenciais do BPM em comparação com outras ferramentas é que ele é estruturado com foco nas pessoas. Facilitando a usabilidade para os colaboradores do negócio.


Vantagens da BPM


A gestão de processos é contínua e deve ser acompanhada periodicamente para que haja melhorias ao longo do caminho, levando a empresa a aprimorar a gestão de processos e, com isso, gerar novos benefícios. Quando o BPM é implantado corretamente, a empresa observa diversas melhorias internas, como:

Controle: Utilizando indicadores de desempenho (KPI’s) que mostram a performance da empresa em relação aos processos, promove controle sobre a qualidade. É uma forma simples de acompanhar os andamentos das atividades na empresa.


Agilidade nos processos: Automatizando os processos repetitivos do negócio, você consegue ganhar muita agilidade. Ele direciona de forma automática o trabalho que necessita ser feito. Também traz visibilidade dos processos para a equipe.


Aumento da produtividade: Quando você facilita os fluxos de trabalho, elimina as barreiras e conscientiza os colaboradores, aumenta a produtividade da sua equipe. Padronizando os processos e mostrando como funciona todos processos para a equipe, você evita retrabalhos e falhas de comunicação.


Redução de custos: Quando você torna seus processos mais eficientes o seus custos operacionais diminuem e seus resultados são melhorados. Reduzindo seus custos sua empresa acaba se tornando mais competitiva no mercado.


Transparência nos processos: Planificando seus processos todos seus colaboradores estarão cientes de suas atividades e poderão efetuá-las com mais qualidade. Além de melhorar a comunicação interna da sua equipe você acaba criando empatia entre eles.


Resultados mais rápidos: Com fluxos de trabalho mais fluídos, os processos da empresa se tornam mais ágeis. Organizações com BPM conseguem entregar mais em menos tempo, aumentando a satisfação e gerando valor para o cliente.


Implantação de um BPM


Para preparar a instalação da BPM em seu negócio é necessários conhecer todas as atividades em andamento. Nesse planejamento, também entra o engajamento da equipe. Caso os funcionários não aceitarem a proposta ao projeto, ele não terá êxito.

Por isso, a adesão do time é um dos principais desafios da implantação da ferramenta.


Mapeamento: A primeira coisa a se fazer é um estudo sobre como sua empresa trabalha. Depois, o BPM transforma tudo o que foi colhido em arquivos documentados e de fácil visualização.


Melhoria: Também conhecida como Business Process Improvement (BPI), ela faz a correção das atividades organizacionais.


Otimização: Esse é o momento em que o sistema tem sua capacidade ampliada de forma segura e eficiente. A otimização de processos (Process Optimization) permite que o negócio cresça e continue a funcionar com o mesmo nível de qualidade.


O BPM é uma excelente ferramenta para a melhoria de desempenho de uma organização. Ela gera competitividade e melhoria contínua ao negócio. Tão poderosa que pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

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