O RPA (Robotic Process Automation) tem como principal objetivo substituir tarefas repetitivas e de baixa importância de uma empresa. Desse modo permitindo profissionais da área atuar em atividades que exijam mais fatores humanos, como julgamentos, razão e sentimentos.

Operações que necessitam de toda uma equipe para tabular dados e preencher planilhas serão manuseadas por robôs, que farão a tarefa em uma velocidade e assertividade muito maior.
Preparamos esse post para que você entenda melhor sobre RPA e os benefícios dessa automação nos processos de seu negócio. Continua com a gente.
O que é RPA?
O RPA é uma ferramenta desenvolvida para automatizar processos de negócios. Com ela, uma empresa pode configurar um software (robô) para manipular dados, desencadear respostas e comunicar-se com outros sistemas digitais.

Vantagens do RPA
Ao automatizar os processos de seu negócio com um software de RPA. Você reduz o tempo de ciclo dos processos, aumenta a produtividade da equipe e reduz os erros.
Os principais benefícios do RPA são:
1. Diminuição de erros
Quando um processo necessita de humanos normalmente podem acontecer erros, é comum, comparado com uma máquina que é designada para uma atividade.
Com a RPA isso é resolvido
2. Automatizar tarefas corriqueiras
Ao contar com uma RPA, seus colaboradores não perderão mais tempo e energia com atividades repetitivas.
No hora de atualizar um cadastro de cliente, o colaborador checa item por item para garantir que nada está errado. Imagina quanto tempo ele não gasta com essa atividade?
Com um software de RPA pode ser verificado rapidamente quais campos ainda não foram preenchidos em cada perfil, otimizando o tempo dos funcionários
.
3. Colaboradores focados
Pequenas tarefas diárias que tomam muito tempo e não precisam de intelecto, podem ser feitas pelos “robôs”. Dando mais tempo para que os colaboradores se dediquem à atividades que necessitam de inteligência e habilidade e que tem mais influência no crescimento do negócio.
4. Maior motivação e produtividade
Atividades repetitivas inclinam o colaborador à desmotivação e improdutividade.
Se você conseguir diminuir essas atividades na sua equipe você terá grandes resultados de engajamento no trabalho.
5. Análises simplificadas
Na hora de realizar as análises, o Rpa é quase como se fosse uma pessoa. Consegue interpretar dados, armazenar em tempo real e registrar as atividade detalhadamente.
Dessa forma, os gestores da equipe poderão usufruir de uma base dados mais sólida para análise, e ter uma melhor visão sobre o negócio.
6. Diminuição de custos
Quando é feita a automatização de processos com a RPA, você acaba por diminuir a necessidade de mais funcionários ou de terceirização de serviços, reduzindo os custos operacionais.
7. Melhora na comunicação
Controlando agendas de clientes e enviando mensagens automáticas, o RPA gerencia facilmente a interação da empresa com estes. Além também de oferecer produtos ou alertar sobre promoções.
8. Integração com outras ferramentas e sistemas
Caso sua equipe esteja acostumada a utilizar outras ferramentas, é possível fazer a integração de uma RPA com outros ERP’s, aplicativos via nuvem, BPM e outros.
Exemplos de uso de um RPA
A RPA possui muitos exemplos para uso dentro de uma organização, podendo ser aplicada em vários processos.
De um e-mail automático até processos mais complexos, a RPA direciona funções para robôs desempenharem suas funções.

Um dos exemplos mais utilizados é em plataformas de atendimento ao cliente.
Alguns exemplos de atividades em que a RPA pode ajudar:
Cobrança de clientes
Gerenciar banco de currículos do RH
Executar cálculos complexos
Processamento de pedidos
Envio de notificações
Atualização de perfis de clientes e funcionários
Encerramento de contas falsas
Geração de relatórios
Operar aplicações
Registrar, modificar, validar e analisar dados da empresa
Monitorar tarefas automatizadas
Ela pode ser a solução definitiva para a otimização dos processos da sua empresa.
Basta investir em um bom RPA e contratar novos sistemas à medida que uma demanda real surgir.
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