Buscar
  • Heidy Martínez

Software para gestão da informação: Como melhorar o uso de dados


Vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica e imersa no mundo digital. Só no Brasil, 116 milhões de pessoas estão conectadas na internet, segundo o IBGE. Quando comparado à população mundial com acesso à internet, os brasileiros representam 64,7% do total.



Nesse contexto, softwares e outros serviços digitais integram, progressivamente, a vida das pessoas e o dia a dia das empresas.

A seguir você vai compreender melhor o que é um software de gestão da informação e como ele melhora o uso de dados. Acompanhe!


O que é software de gestão da informação?


Ele é um aplicativo ou programa que ajuda os gestores - ou colaboradores responsáveis pela área - a monitorar e analisar as funções administrativas da empresa. Ele é usado com o objetivo de economizar tempo - uma vez que integra setores e otimiza processos -, além de fornecer ao responsável dados mais apurados e assertivos, de forma mais rápida.

Todos os dados inseridos no software ou integrados a ele criam um amplo banco de dados, com informações valiosas para a empresa.


Como melhorar o uso de dados da empresa?


Como falamos acima, o software integra todas as informações da empresa. Mas por que fazer isso? Até pequenas empresas têm um número gigantesco de informações que vão desde dados de funcionários até levantamento sobre a concorrência.

Então, um software reúne esses dados, os mantém atualizados e categoriza por setores, para facilitar a visualização e tornar o acesso o mais intuitivo possível.

E como isso melhora o uso de dados da empresa? Organizar os dados em um software de gestão reduz os erros - e em alguns casos até as elimina -, integra os diversos setores da empresa, fazendo com que eles trabalhem juntos para o crescimento do negócio, agiliza processos e tomada de decisões.

Dessa forma, evita que atividades tenham de ser refeitas e torna o trabalho dos colaboradores bem mais produtivos, já que os dados estarão sendo usados de forma otimizada e o tempo gasto com essa função que antes era manual, poderá ser usado para análise de informações e planejamento de novas ações.


Benefícios gerais do uso do software de gestão


Outro benefício em relação a otimização do uso de dados com a gestão de software é que, uma vez integradas e constantemente atualizadas, essas informações servem para monitorar o crescimento da empresa e detectar erros de percurso rapidamente.

Um fator extremamente importante quando se trata de softwares de gestão de informação é a segurança . Além das informações estarem concentradas na mesma base, elas estão em um ambiente digital e seguro que realiza backups frequentemente, para que nada seja perdido.

Além disso, possibilita que as informações sejam enviadas para “nuvens” como o Google Drive, Dropbox e iCloud.


Como a gestão de software pode ser útil em crises como a do Covid-19?


Por fim, em momentos delicados como o vivido agora por conta da pandemia de Covid-19 , ter todas as informações concentradas em um software possibilita que a administração seja feita de forma remota e qualquer intervenção seja feita online e à distância.

Assim, é evidente que o software de gestão de informação é uma tecnologia que ajuda os negócios a reduzirem custos, resolver problemas, aproveitar oportunidades e, consequentemente, melhorar as ofertas.

Ficou interessado? Então entre em contato com a Retta TI e conheça nosso produto de desenvolvimento de softwares de gestão.

Para saber mais sobre o assunto, confira nosso texto sobre a importância da integração dos sistemas da sua empresa

6 visualizações

Av. Avelino Talini, 171 

Lajeado/RS

CEP 95914014

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
icon-whatsapp.png

+55 (11) 4300-1049

+55 (51) 3714-7050

© 2019 por Retta TI