BPM: o que é, como implantar e seus benefícios

O Business Process Management (BPM), em português: Gerenciamento de Processos de Negócio, é uma maneira de administrar que visa alcançar o melhor desempenho possível.
Reduzir custos e manter seus produtos com a máxima qualidade é um dos objetivos da ferramenta de BPM. Ela apresenta muitas vantagens, quem é especialista nessa área está sendo muito buscado no mercado de trabalho.
Fica com a gente aqui pra entender mais sobre a BPM.
O que é BPM?
É o conjunto de práticas que buscam a melhoria contínua dos processos de uma empresa. Seguindo a necessidade do cliente, o objetivo é a organização das expectativas e necessidades do mesmo. Com a gestão dos processos é possível analisar, definir, executar, monitorar e gerenciar os processos com mais eficácia.
As pessoas que participam desse processo de BPM também são beneficiadas, elas têm seu trabalho facilitado. Cada indivíduo no processo pode enxergar como foi o caminho feito até a sua atividade e o status em que ela se encontra.
Um dos diferenciais do BPM em comparação com outras ferramentas é que ele é estruturado com foco nas pessoas. Facilitando a usabilidade para os colaboradores do negócio.
Vantagens da BPM
A gestão de processos é contínua e deve ser acompanhada periodicamente para que haja melhorias ao longo do caminho, levando a empresa a aprimorar a gestão de processos e, com isso, gerar novos benefícios. Quando o BPM é implantado corretamente, a empresa observa diversas melhorias internas, como:
Controle
Utilizando indicadores de desempenho (KPI's) que mostram a performance da empresa em relação aos processos, promove controle sobre a qualidade. É uma forma simples de acompanhar os andamentos das atividades na empresa.
Agilidade nos processos
Automatizando os processos repetitivos do negócio, você consegue ganhar muita agilidade. Ele direciona de forma automática o trabalho que necessita ser feito. Também traz visibilidade dos processos para a equipe.
Aumento da produtividade
Quando você facilita os fluxos de trabalho, elimina as barreiras e conscientiza os colaboradores, aumenta a produtividade da sua equipe. Padronizando os processos e mostrando como funciona todos processos para a equipe, você evita retrabalhos e falhas de comunicação.
Redução de custos
Quando você torna seus processos mais eficientes o seus custos operacionais diminuem e seus resultados são melhorados. Reduzindo seus custos sua empresa acaba se tornando mais competitiva no mercado.
Transparência nos processos
Planificando seus processos todos seus colaboradores estarão cientes de suas atividades e poderão efetuá-las com mais qualidade. Além de melhorar a comunicação interna da sua equipe você acaba criando empatia entre eles.
Resultados mais rápidos
Com fluxos de trabalho mais fluídos, os processos da empresa se tornam mais ágeis. Organizações com BPM conseguem entregar mais em menos tempo, aumentando a satisfação e gerando valor para o cliente.
Implantação de um BPM
Para preparar a instalação da BPM em seu negócio é necessários conhecer todas as atividades em andamento. Nesse planejamento, também entra o engajamento da equipe. Caso os funcionários não aceitarem a proposta ao projeto, ele não terá êxito.
Por isso, a adesão do time é um dos principais desafios da implantação da ferramenta.
Mapeamento
A primeira coisa a se fazer é um estudo sobre como sua empresa trabalha. Depois, o BPM transforma tudo o que foi colhido em arquivos documentados e de fácil visualização.
Melhoria
Também conhecida como Business Process Improvement (BPI), ela faz a correção das atividades organizacionais.
Otimização
Esse é o momento em que o sistema tem sua capacidade ampliada de forma segura e eficiente. A otimização de processos (Process Optimization) permite que o negócio cresça e continue a funcionar com o mesmo nível de qualidade.
O BPM é uma excelente ferramenta para a melhoria de desempenho de uma organização. Ela gera competitividade e melhoria contínua ao negócio. Tão poderosa que pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.